sábado, abril 07, 2012

Como recuperar um Iomega Home Media Network Hard Drive

Meu Disco Iomega Home Media Network Hard Drive, de 1TB, me deixou na mão alguns dias atras.
Ele não pifou por completo, pois eu conseguia pingá-lo, mas não tinha acesso à interface web (às vezes abria parcialmente, mas não teve jeito de trazê-lo de volta). Tentei vários procedimentos citados no forum iomega, como "factory reset", porém sem sucesso.

Se está com um problema parecido, siga os seguintes passos:

Passo 1
Desmonte com cuidado o seu Iomega, e retire o disco. As instruções, com fotos estão aqui. A foto abaixo são do meu disco, sem a caixa, mas ainda conectado à placa dele.


 Conecte a um computador rodando Linux. Eu usei o Ubuntu, na versão pen-drive. Baixe ele aqui. O drive Iomega é SATA, e não IDE. Como meu computador é antigo, comprei um Case HD 3,5", da Multilaser. É uma caixa muito parecida com o Iomega, só que a saída, atrás, é USB.

Na foto abaixo, o disco aparece conectado à interface do case HD. Não cheguei a colocá-lo na caixa, deixei em cima da mesa mesmo.



O Iomega tem 3 partições. Uma EXT3 para o sistema, uma XFS para os dados, e uma terceira para o boot. O Linux é necessário para poder ler a partição XFS. Não consegui um programa para ler sob Windows (tentei vários).

Passo 2
Com o Linux rodando, é possível copiar os dados da partição de dados (partição XFS) para um outro disco, para fazer a recuperação do Iomega. No meu caso, usei um disco USB de 320Gb, que foi suficiente (o Iomega não estava cheio).

No meu caso, alguns arquivos estava com a permissão somente para leitura pelo root, sendo que tive que copiá-los via interface de comando, usando o sudo. Parece que o Iomega trata os arquivos com mais de 1 ou 2Gb de forma diferente, pois todos que estavam assim eram bem grandes.

Um ponto de atenção. Quando fiz a cópia, o disco esquentou bastante. O dia aqui estava quente (28 graus), mas achei estranho. Como a cópia demorou algumas horas, achei seguro colocar um ventilador apontando para o disco. Avalie se é o seu caso.

Passo 3
Ainda sob o Linux, formate o disco usando as instruções que estão no site nas-central. As instruções são para um disco novo, de forma que, no meu caso, não precisei criar as partições, apenas reformatá-las. Se for usar o Ubuntu, lembre-se de que o comando sudo será necessário em alguns casos.
Aproveite para liberar o acesso telnet ao seu Iomega. As instruções estão aqui. Eu usei as instruções da última parte da página, onde basta usar os recursos de upgrade de firmware do Iomega.

Passo 4
Monte novamente o seu Iomega, ligue e pronto. Ele estará como recebido originalmente, com a configuração de fábrica. Faça a sua configuração e copie os dados novamente, usando a conexão de rede.

Boa sorte.

20 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá, estou tendo o mesmo problema, mas quando conecto no Ubuntu, ele reconhece o drive mas não mostra os arquivos. Você pode me ajudar com isso? Não estou familiarizado com Linux. Como faço para copiar os dados da partição XFS? Obrigado!

qua. set. 12, 10:53:00 AM BRT  
Blogger Guimaraes said...

Becker, o Linux trabalha com o conceito de "montar" o drive. Ou seja, não basta reconhecer, ele deve ser associado a um ponto específico do sistema de arquivos. Você pode fazê-lo manualmente, usando o Disk Manager do Ubuntu. No entanto, se não tem muita familiaridade com o Linux, sugiro baixar a última versão em um pendrive com capacidade de boot. A instalação padrão do Ubuntu (pelo menos a que usei) já monta os drives automaticamente.

qui. set. 13, 09:16:00 PM BRT  
Blogger Unknown said...

Guimaraes,
Estou tendo um problema semelhante. Tentei atualizar meu Home Media Ce para o FirmWare mais atualizado e algo deu errado, pois a pagina do drive não mostrava a linha superior onde ficava as configurações. Ai tentei seguir as instruções do NAS central para atualizar o Firmware com um pendrive.... Depois disso so ascende a luz branca e a vermelha.... nao consigo mais acessar. Vc poderia me ajudar? Eu poderia enviar o disco pra vc e vc recuperaria por algum custo? Não tenho dados, necessito somente do drive funcinando para o Backup do meu Mac com OS Lion 10.8.
Agradeceria muito se pudesse me ajudar. Meu e-mail é casagd@gmail.com

dom. nov. 11, 11:25:00 AM BRST  
Blogger Mr. Pink said...

Amigo, no meu caso o HD queimou, teria como vc me passar uma imagem com os dados do sistema para eu recuperar meu iomega?

qua. jun. 26, 02:01:00 PM BRT  
Blogger Guimaraes said...

Mr. Pink,

Tem um link para os arquivos necessários no site nas-central.org, em

http://iomega.nas-central.org/wiki/Installing_firmware_on_a_new_disk_%28Home_Media%29

Observe, porém, que não é a imagem do disco inteiro, já que são várias partições. É necessário seguir as instruçoes passo a passo.

qua. jun. 26, 02:32:00 PM BRT  
Blogger ..... said...

Boa Tarde , eu n consigo de jeito nenhum , esta sendo meu primeiro contato com o linux , eu acabei formatando todo o disco e exclui toda partiçºao , mas n consigo mais criar a nova e nem instalar o fw existe algum

qui. jul. 18, 04:05:00 PM BRT  
Blogger Guimaraes said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sex. jul. 19, 12:33:00 PM BRT  
Blogger Guimaraes said...

Ok, Anônimo. O site nas-central.org tem o passo a passo, mesmo para um disco que esteja totalmente limpo, ou formatado. Se tiver alguma dificuldade adicional, me mande um email: david [arroba] guimaraes [ponto] eng [ponto] br

sex. jul. 19, 12:34:00 PM BRT  
Blogger ..... said...

Ola Guimaraes , obrigado por respondoer

eu tento seguir todos os comandos do site , mas infelismente eu n tenho conhecimento algum de linux , parace tudo bem simples , eu tento fazer tudo conforme os comandos , mas parece que a partiçao n e criada , e nem consigo copiar os arquivos para o hd

sex. jul. 19, 01:22:00 PM BRT  
Blogger ..... said...

Ola Guimaraes , obrigado por respondoer

eu tento seguir todos os comandos do site , mas infelismente eu n tenho conhecimento algum de linux , parace tudo bem simples , eu tento fazer tudo conforme os comandos , mas parece que a partiçao n e criada , e nem consigo copiar os arquivos para o hd

sex. jul. 19, 01:29:00 PM BRT  
Blogger RAS said...

Meu caro estou com o exato problema que você está descrevendo, mas aparentemente o sistema de arquivos do meu Home Media é LVM2. Você sabe como é que eu posso fazer?

qua. ago. 07, 07:49:00 PM BRT  
Blogger RAS said...

Meu caro, estou exatamente com o mesmo problema que você descreveu, mas aparentemente meu Home Media usa partições do tipo LVM2. Você sabe como fazer pra recuperar? Valeu!!

qua. ago. 07, 07:50:00 PM BRT  
Blogger Guimaraes said...

Olá, RAS. A sua versão é de 2GB? O meu é versão 1GB. De qualquer forma, dê uma olhada neste post do site nas-central.org. Parece que é um problema parecido com o seu.

http://forum.nas-central.org/viewtopic.php?f=269&t=6283&p=27457&hilit=LVM2#p27457

qui. ago. 08, 03:09:00 PM BRT  
Blogger RAS said...

Fala Guimaraes, lhe agradeço sua ajuda sobre a indicação do site com os tutoriais e os arquivos. Consegui recuperar o meu HMNHD-CE de 2Tb seguindo o passo a passo do usuário Noxes dessa parte do forum sobre NAS http://forum.nas-central.org/viewtopic.php?f=269&t=4703&start=90
Valeu cara! Att. Richard

ter. ago. 20, 08:34:00 PM BRT  
Blogger Roger Santos said...

Srs. meu HD pifou, e preciso instalar um novo, alguem conseguiu fazer sem ser com linux?

qui. jan. 19, 05:23:00 PM BRST  
Blogger Unknown said...

Fala amigo tudo bem, eu tenho um hd iomega hmze de 2 tb, eu fiz o reset dele de fabrica, acesso as configuracoes dele normalmente pelo site, no endereco de ip, porem apos o reset quando entro no gerenciamento de drivers, ele aparece o hd 1,8 tb, porem no armazenamento disponivel ele aparece 0 bytes, e nao consigo configurar compartilhamento, criar pasta, criar usuario habilitar seguranca, ele nao faz nada, oque pode estar acontecendo, sera que ele perdeu particao do hd, me da uma luz nao sei qual procedimento executar, li seu post, e vi que tem maior conhecimento, agradeco.

qui. jul. 19, 01:57:00 PM BRT  
Blogger Unknown said...

Eu mandei a msg acima me chamo Adriel, quando vou criar um compartilhamento ele da a msg "A função selecionada não está disponível devido ao estado dos pools" nao entendo muito, sera que porque restaurei de fabrica, primeiro pela pagina, depois via botao fisico na parte traseira ele perdeu particao no hd, oque sera que ta acontecendo.

qui. jul. 19, 02:37:00 PM BRT  
Blogger Miguel Santos said...

Boa tarde,

Necessitava dos passos para recuperar o iomega HMNHD2 2 TB. Tenho disco novo mas precisava imagens e instruções para a montagem de raiz.

Obrigado,

Miguel Santos
santos.mail@gmail.com

qui. abr. 09, 12:32:00 PM BRT  
Blogger Unknown said...

Boa dia, Guimarães. tenho um Iomega ez media e backup de 2 TB e o hd dele deu problema, parou de funcionar, eu substituí o hd , tentei criar partições e tentei atualizar o firmware, mas também nada deu certo. Pesquisando na internet por uma solução encontrei o seu blog mas os links que você cita estão inativos. Por um acaso você teria algum material (tutorial) sobre o assunto para enviar via e-mail para mim? Ou saberia me dizer quem pode ajudar-me ou consertá-lo? A luz vermelha fica acesa, a rede não o encontra, nem o Lenovo EMC Storage Manager consegue detectá-lo. Também não tenho experiência com Linux. Se você tiver como me ajudar eu agradeço muito. Obrigado.

qua. nov. 11, 09:16:00 AM BRT  
Blogger Unknown said...

Boa dia, Guimarães. tenho um Iomega ez media e backup de 2 TB e o hd dele deu problema, parou de funcionar, eu substituí o hd , tentei criar partições e tentei atualizar o firmware, mas também nada deu certo. Pesquisando na internet por uma solução encontrei o seu blog mas os links que você cita estão inativos. Por um acaso você teria algum material (tutorial) sobre o assunto para enviar via e-mail para mim? Ou saberia me dizer quem pode ajudar-me ou consertá-lo? A luz vermelha fica acesa, a rede não o encontra, nem o Lenovo EMC Storage Manager consegue detectá-lo. Também não tenho experiência com Linux. Se você tiver como me ajudar eu agradeço muito. Obrigado.

qua. nov. 11, 09:18:00 AM BRT  

Postar um comentário

<< Home